terça-feira, 1 de novembro de 2011

RIACHÃO DO JACUÍPE: PALESTRA MARCA AS COMEMORAÇÕES AO DIA DO SERVIDOR PÚBLICO



Em Riachão do Jacuípe, uma palestra com o Dr. Antonio Fernandes Silva sobre a conscientização e prevenção do câncer no aparelho digestivo marcou o Dia do Servidor Público, comemorado no último dia 28. A iniciativa foi da diretoria do SINSPUM- Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Riachão do Jacuípe.

O evento aconteceu no dia 27 Clube Lira Oito de Setembro. A evolução do câncer nos últimos anos, exames mais importantes para se prevenir e diagnosticar o câncer precocemente e dados estatísticos do câncer na região de Feira de Santana foram alguns dos aspectos destacados na palestra.

Os servidores jacuipenses puderam ter acesso também a informações referentes a hábitos alimentares saudáveis, os prejuízos do alcoolismo e o tabagismo. O médico explicou como o uso de cigarro e álcool são os maiores propulsores ao ocasionamento de um câncer. “O fator genético pode ser determinante para a formação de um câncer, mas o consumo de cigarro e o alcoolismo superam determinação genética”, afirmou o médico.

Ele enfatizou a importância de hábitos alimentares como o consumo de legumes, frutas e verduras para evitar um câncer. Explicou também que as mulheres são mais propícias a terem um câncer no intestino grosso. “Em 2010, foram 28.110 casos, deste universo, 13.310 dos casos atingiram a classe masculina e 14.800 o sexo feminino, sobretudo em mulheres com mais de 45 anos”, explicou.

Um dos sintomas para detectar o câncer no intestino grosso é: Sinais de cansaço, perda de peso e emagrecimento, vômitos, anorexia. O vice presidente Antonio Jackson do SINSPUM, idealizador do evento, disse que ter conhecimento de como evitar o câncer é importante visto que a doença tem se assolado em grande incidência na população brasileira. Catarina Roma de Jesus, diretora de assuntos Sociais do SINSPUM também aprovou a palestra. “Num ritmo de vida com hábitos alimentares irregulares e rápidos, é muito importante sabermos como evitar um câncer”.


Por Patrícia Roma\ ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário