segunda-feira, 6 de junho de 2011

TRÊS PRESOS POR ABATE E COMÉRCIO DE CARNE CLANDESTINA EM SANTO ESTEVÃO



Três pessoas foram presas e as carnes de bois abatidos ilegalmente foram apreendidas na manhã deste sábado (04/06), em uma operação que o Ministério Público estadual no município de Santo Estévão, a 117 km de Riachão do Jacuipe. Batizada de ‘Operação Marchante’, a ação conta com o apoio da Polícia Civil, Polícia Militar e Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e inspeciona fazendas e o mercado municipal.

De acordo com Joana Philigret, promotora de Justiça do município, são abatidos ilegalmente cerca de 120 bois em Santo Estevão por dia. A carne proveniente deste abate é vendida em feiras livres da cidade e de municípios vizinhos. A operação é conduzida ainda pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Consumidor (Ceacon) e o promotor de Justiça Roberto Gomes.

Ainda segundo a promotora, desde 2008 foi iniciado em Santo Estevão um trabalho de conscientização popular sobre os malefícios do abate clandestino de animais e sobre o caráter criminal da comercialização de produto impróprio ao consumo, mas isso não foi suficiente para acabar com o abate clandestino, motivando a atuação repressiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário