segunda-feira, 9 de maio de 2011

PÉ DE SERRA SEDIA O CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES LOCAIS, DE RIACHÃO DO JACUÍPE E NOVA FÁTIMA

Trata-se da segunda etapa do GESTAR, Programa Gestão da Aprendizagem Escolar, realizado neste último sábado (07/05) em Pé de Serra, no Território da Bacia do Jacuípe.


O GESTAR oferece formação continuada em língua portuguesa e matemática aos professores dos anos finais (do sexto ao nono ano) do ensino fundamental em exercício nas escolas públicas.

O Programa é idealizado pelo MEC e constitui parceria com a Universidade do Recôncavo Baiano, que oferece uma formação com carga horária de 300 horas, sendo 120 horas presenciais e 180 horas a distância (estudos individuais) para cada área temática.

O evento começou a partir das 8 horas, com a participação dos profissionais da educação das cidades de Pé de Serra, Riachão do Jacuípe e Nova Fátima. De acordo com a coordenadora pedagógica de Pé de Serra, Ana Rita Rios, a participação dos professores dos outros municípios na Formação, deu-se pela falta do Programa em suas cidades: “Por isso eles nos solicitaram a participação aqui em nosso município”, explicou.


Em ambas as turmas, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, os mediadores do Curso iniciaram essa segunda etapa do GESTAR com dinâmicas e reflexões sobre o Programa.

“É a partir da troca de conhecimentos e interação entre os professores que estaremos construindo essa segunda etapa do GESTAR”, iniciou a tutora do programa, Sandra Maria.


O GESTAR, inclui ainda, discussões sobre questões prático-teóricas e busca contribuir para o aperfeiçoamento da autonomia do professor em sala de aula. Durante a dinâmica, a maioria dos professores presentes, relataram, com muita expectativa, que esperam do GESTAR: “Mais conhecimento, aperfeiçoamento e qualificação profissional”.


No curso de formação em língua portuguesa, foram abordados temas como: Variantes Linguísticas, visando discutir a variação linguística e seus impactos no ensino de língua portuguesa na educação. Já na formação em matemática, trabalhou-se conteúdos como: números decimais, proporção, produção e interpretação dos gráficos.

Além disso, o curso contou com uma apresentação irreverente de um artista local que ilustrou o tema, “variação linguística” e enfatizou o regionalismo e a realidade do sertanejo da Bacia do Jacuípe.

“Segundo a tutora, Sandra Maria, será exigido do professor resultados do que foi aplicado em sala de aula, isso será verificado através de um diagnóstico de saída, ou seja, uma prova será realizada com todos os alunos dos municípios participantes”, lembrou.

Ainda de acordo com a Coordenadora Pedagógica do Município, Ana Rita Rios, o município de Pé de Serra, diferente dos outros municípios participantes, desde o inicio, atendeu a alguns requisitos exigidos pelo MEC, como: adesão ao Programa e inserção dos cursistas na Plataforma Freire, competência técnica e logística.

“Por isso foi escolhida como a cidade sede para o GESTAR, desde então o Município tem se comprometido em dar todas essas contra-partidas .

Executado pela Secretaria Municipal de Educação de Pé de Serra, o GESTAR, será concluído até o dia 19 de novembro desse ano.

ASCOM- Pé de Serra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário