quinta-feira, 24 de março de 2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA EM RIACHÃO DO JACUÍPE GARANTE A UNIDADE DE PASTEURIZAÇÃO DO LEITE


Nesta quarta-feira (23/03), às 10h30min aconteceu em Riachão do Jacuípe uma audiência pública sobre a comercialização do leite na cidade.

A reunião aconteceu no Clube Lira 08 de Setembro e contou com a presença de mais de 600 pessoas que compareceram apesar da chuva que caía no município para prestigiar o Sr.“ Raimundo do Leite” que foi preso comercializando o produto.

Além da população, representantes de diversos órgãos estaduais e não governamentais estiveram presentes, dentre eles a Deputada Estadual Neuza Cadore, Carlos Santiago prefeito de Ichú, Lauro Falcão prefeito do município de Riachão do Jacuípe, o secretário executivo do Codes Bacia do Jacuípe, Mateus Martins, Zé Paulo, presidente da UNICAFES- União das Cooperativas da Agricultura Familiar, Presidente da Covale: Antônio Cordeiro, Presidente do Sindicato do Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Renivaldo Miranda, Coordenador da EBDA Reinaldo, Secretária de Saúde do Município: Núbia Leite, Diretor de inspeção da ADAB estadual Adilson Pinheiro, Superintendente do CAR : Dermival Oliveira e Wilson Dias Superintendente do SUAF, além de profissionais da imprensa regional.

O superintendente da Agricultura Familiar da Bahia (SUAF), Wilson Dias, afirmou que o Governo vai fazer os laticínios, os tanques de resfriamentos e a assistência técnica, mas segundo ele, a situação vivida nos últimos dias, em Riachão, forçou o adiantamento dos projetos e garantiu a construção de dois laticínios na região. Wilson disse que o Governo vai construir o primeiro laticínio em Riachão do Jacuípe com recursos da SUAF via projeto da CAR – Companhia de Ação Regional e isso deve iniciar nos próximos dias.

O prefeito da cidade, Lauro Falcão, garantiu em público que a prefeitura irá custear o serviço de terraplanagem do local da obra.


Ainda segundo Wilson, uma nova reunião acontecerá no dia 28 de abril de 2011, desta vez com o Ministério Público para debater ações em conjunto, na mesma data a construção do laticínio já estará iniciada e para ele uma flexibilidade deve existir na fiscalização, no cumprimento da lei.

O Prefeito Lauro Falcão firmou o compromisso de começar na próxima segunda-feira (28/03) o serviço de terraplanagem onde será construída a unidade.

Desde 2009 o projeto dessa unidade foi enviado para os órgãos competentes, porém só agora após a prisão do canequeiro a iniciativa foi tomada, após a construção da unidade de pasteurização o leite poderá ser vendido nas exigências da lei.

Do Blog de Agenor Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário