sábado, 6 de novembro de 2010

ENEM: JUSTIÇA MANTÉM PROIBIÇÃO DO USO DE LÁPIS E RELÓGIO.

A juíza federal Maria Cláudia de Garcia Paula Allemand, da 5ª Vara Cível de Vitória, Espírito Santo, manteve a proibição do uso de relógio, lápis, borracha e apontador durante as provas do Enem. A decisão, emitida na tarde desta sexta-feira, 5, vale para todo o Brasil.
De acordo com as regras do edital do exame, os participantes podem levar apenas caneta esferográfica de tinta preta. Aparelhos eletrônicos, como relógios, telefones celulares e calculadoras estão proibidos, assim como relógios analógicos.
O procurador da República André Pimentel Filho, do Ministério Público Federal (MPF) no Espírito Santo, entrou na Justiça na última quinta-feira contra a proibição. Segundo o procurador, o uso do relógio é fundamental, pois um dos desafios do exame é justamente o controle do tempo. Em relação ao uso de lápis, borracha e apontador, Pimentel considerou que não havia lógica na proibição.
A prova do Enem possui 90 questões, para 4h30 de resolução, portanto, uma média de três minutos para cada questão. Segundo o Inep, órgão do Ministério da Educação (MEC) que realiza o Enem, o tempo será controlado por um sinal sonoro na abertura da prova, um aviso oral do fiscal de sala quando faltar meia hora para o término do tempo e outro sinal sonoro ao final. O aluno pode, ainda, perguntar o horário aos fiscais.
Horário de verão - Por causa do horário de verão, na Bahia as provas acontecem uma hora mais cedo que o horário de Brasília. Os portões serão abertos às 11h e fechados às 11h55, horário local. A prova começa às 12h.
Fonte: Fellipe Amorim l A TARDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário