quarta-feira, 18 de maio de 2011

RIACHÃO DO JACUIPE: UM BEATO DIFERENTE

Um caso misterioso vem chamando a atenção da população de Riachão do Jacuipe. Um cachorro tem comparecido com freqüência às missas, vai aos velórios e acompanha sepultamentos. Batizado como Navegante, mas já conhecido popularmente como “Beato Salu” – personagem da novela global Roque Santeiro -, a presença do cachorro nestes eventos ainda passa despercebido para alguns, mas virou atração e motivo de curiosidade para muitos em Riachão, conta o jornalista Evandro Matos do site Interior da Bahia.


“Eu nunca vi uma coisa dessas. Parece que ele é guiado por algo assim, como um fenômeno. É uma coisa fora de série”, disse Manoel Inez de Lima, mais conhecido como Nezinho, morador da Avenida Landulfo Alves e que toma conta do cemitério da cidade. Recebido por nossa reportagem em sua residência, Nezinho contou com detalhes os fatos que ele considera “anormais” e os últimos passos de “Beato Salu”, que vêm chamando a atenção de muitas pessoas.


“Há uns dois anos que ele acompanha enterros, não perde as missas dominicais (de manhã e à noite) e as terças de Santo Antonio. Ele também vai aos velórios e acompanha os sepultamentos até a cova, principalmente de algumas pessoas, como se tivesse mais estimação. Frequenta também os cultos da Igreja Batista”, explica.


Apegado ao animal, que diz ter mais ou menos 10 anos de idade, o responsável pelo cemitério e Capelinha (que fica ao lado) já sabe muito sobre ele. Como Nezinho, Zé Bico, que também trabalha no local, quando o assunto é “Beato Salu”, sorri e aprova tudo. Segundo Amarilio Soares, o proprietário do animal é um senhor de 96 anos, conhecido por Germírio, morador no Alto do Cemitério, em Riachão. Neste bairro também reside Maciel, que presta serviços à Igreja Católica e sempre coloca água e comida para o cachorro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário