sábado, 19 de março de 2011

BACIA DO JACUÍPE: NEUSA HOMENAGEIA CAPELA, GAVIÃO E PÉ DE SERRA


Capela do Alto Alegre, Gavião e Pé de Serra, situados no Território da Bacia do Jacuípe, completam aniversário no final deste mês e receberam homenagem da deputada Neusa Cadore (PT). Através de moção de congratulações, a parlamentar ressaltou a história dos municípios e parabenizou a população pelas conquistas obtidas nos últimos anos.

Capela do Alto Alegre possui pouco mais de 12 mil habitantes e está localizada a 235 km de Salvador. No início de sua fundação, pertencia ao município de Riachão do Jacuípe. O desmembramento se deu através da Lei nº 4.409, de 19 de março de 1985.

Neusa destaca que Capela completa 26 anos, conseguindo trilhar uma bela história de desenvolvimento em todas as áreas, graças ao empenho do prefeito Claudinei Xavier Novato e sua equipe de trabalho. "Podemos constatar que, em parceira com a Câmara de Vereadores e o movimento social organizado, a prefeitura vem conquistando avanços importantes que se traduzem em melhoria da qualidade de vida da população."

Ela cita como exemplo a recuperação da sua principal rodovia, a BR-349; a implantação do Núcleo de Atendimento à Mulher; a construção de redes de extensão de água nas comunidades rurais, especialmente na Lagoa dos Lírios e na Fazenda Sítio, atendendo, respectivamente, a 74 e 28 famílias; a construção do Fórum de Justiça, já inaugurado, e de mais um colégio estadual em fase de finalização das obras.


O município também é conhecido pela sua forte tradição religiosa e cultural, que já faz parte da vida do povo capelense. Destacam-se o samba regional, as homenagens ao padroeiro local e as festas juninas, que socializam a comunidade e atraem gente de todos os cantos da Bahia. "A administração municipal valoriza e apoia todas essas manifestações populares, com destaque ainda para a realização anualmente do Festival Nossa Terra, Nossa Cultura, com a participação de artistas e grupos culturais e da comunidade local", ressaltou a deputada.

Gavião - Localizado entre Nova Fátima e Capim Grosso, às margens da BR-324, fica o município de Gavião. Suas terras são banhadas pelas águas do Rio Jacuípe e o município oferece ainda barragens aprazíveis para a prática de pesca e banho. Gavião pertencia a Riachão do Jacuípe e sua emancipação política ocorreu em 25 de novembro de 1984, através da Lei nº 4.410, de 19 de março de 1985. Conta-se que a origem do município relaciona-se com a Fazenda Gavião, de propriedade de um antigo fazendeiro que se estabeleceu na localidade no início do século XVI. Ali foi construída uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, hoje consagrada padroeira local, dando origem ao povoado que mais tarde originou a cidade.

"O município é administrado por uma mulher, a prefeita Benvinda de Oliveira Silva, que vem realizando uma gestão comprometida com os anseios da população. Por isso, quero cumprimentar os munícipes de Gavião, parabenizando-os por esta data especial e expressar sinceros votos de progresso e desenvolvimento econômico a esta bela terra", afirmou Neusa Cadore.

Pé de Serra - A cidade de Pé de Serra localiza-se nas encostas da Serra do Leão, mas fica entre as duas principais serras da região, a do Leão e a Serra do Bugio, formando uma paisagem de rara beleza.

Na moção, Neusa lembrou o importante trabalho dos jovens integrantes do Clube dos Contempladores da Natureza Pedeserrense, que nos últimos anos vem lutando pela preservação ambiental e desenvolvimento local sustentável, com incentivo ao ecoturismo como promotor de geração de emprego e renda.

Ressaltam-se ainda algumas tradições culturais preservadas no município, como a queima do Judas no sábado de Aleluia e a subida à serra na sexta-feira da Paixão.

"Nos últimos anos, Pé de Serra tem conquistado avanços importantes, a partir da luta e da mobilização popular", afirmou a parlamentar. Ela lembrou projetos importantes, como a recuperação da rodovia que liga o município à BR-324 e ações do Programa Água Para Todos, que contemplaram as comunidades Caldeirão da Prima, Algodão, Novo Ouricuri, Lagoa do Pé do Morro, Bento e Lagoa do Curral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário