quarta-feira, 10 de novembro de 2010

OPERAÇÃO DA PF NO ESTADO JÁ PRENDEU 07 PREFEITOS, SECRETÁRIOS E EMPRESÁRIOS.

Cerca de 30 pessoas já foram presas, algumas delas já estão na sede da Polícia Federal em Salvador. Segundo informações, são 07 prefeitos, secretários municipais e empresários. As prisões fazem parte da operação Carcará que tem o objetivo de combater a fraude de licitações públicas na Bahia. A operação foi deflagrada meses atrás e levou outros envolvidos à prisão.

A Polícia Federal está cumprindo 82 mandados de busca e 46 mandados de prisão em Salvador e em mais 20 municípios do interior do estado. Sete prefeitos do interior baiano estão envolvidos no esquema. Os de Aratuípe, Cafarnaum, Itatim e Elísio Medrado já estão presos.

A Polícia age desde a madrugada desta quarta-feira em várias regiões do Estado. São mais de 450 agentes. Em Sapeaçu, foram presas várias pessoas, mas o prefeito não foi localizado.

Em Itatim, por volta das 7 h, a prefeitura foi cercada pelos policiais. Três pessoas foram presas. O prefeito já teria sido capturado. Segundo informações, a polícia estaria neste momento fazendo um cerco à prefeitura de Santo Estevão, onde estariam a procura de uma ex-funcionária municipal.

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Palmeira, Cravolândia, Itatim, Utinga, Cafarnaum, Lençóis, Aratuípe, Ibicoara, Brejões, Cândido Sales, Santa Terezinha, Iraquara, Bonito, Santo Estevão, Lamarão, Elísio Medrado, Mulungu do Morro, Souto Soares, Castro Alves, Lafaiete Coutinho.

Na sede da Polícia Federal, na Calçada, em Salvador, não pára de chegar presos. O tumulto é grande, principalmente com a chegada da imprensa. Haverá coletiva hoje, às 10h, na Superintendência da Polícia Federal em Salvador.

Esquema desviou R$ 60 milhões

Com as apurações foram encontradas irregularidades que revelam o desvio de verbas da União em 20 municípios baianos, repassadas através de Convênios, Fundos ou Planos Nacionais, destinadas à aquisição de medicamentos, merenda escolar e execução de obras públicas por meio da manipulação de concorrências.

O montante envolvido nos contratos fraudados chega a R$ 60 milhões, segundo o que foi estimado pela Controladoria Geral da União (CGU).

A investigação teve início a partir de denúncia sobre a ocorrência de possíveis crimes relacionados a procedimentos licitatórios envolvendo a empresa Sustare Distribuidora de Alimentos Ltda, localizada em Itatim-Ba, e outras pertencentes ou vinculadas ao grupo comandado por Edison dos Santos Cruz. Estas teriam como atividade, a princípio, o fornecimento de merenda escolar.

O avanço das investigações permitiu que se constatasse a penetração da organização criminosa que, contando com o auxílio de outros empresários, diversificaram os ramos para o fornecimento de medicamentos e obras públicas.

Foi revelada nos bastidores da atuação de grupo empresarial a “divisão de mercados” a partir de licitações “montadas”, utilização de notas fiscais frias ou mesmo pelo superfaturamento dos preços praticados pelas empresas investigadas. Em alguns casos constatou-se que sequer ocorria a entrega do produto contratado.

Todo o material apreendido será analisado pela PF e pela CGU, para que, ao final da investigação, seja apresentado relatório conclusivo ao Ministério Público Federal.
Matéria atualizada às 11h

Da redação, com informações da Ascom/PF (Foto: Agência A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário