terça-feira, 3 de agosto de 2010

PROFISSÃO DE INSTRUTOR DE TRÂNSITO É REGULAMENTADA.

A lei que regulamenta o exercício da profissão de instrutor de trânsito foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada ontem (2) no Diário Oficial da União. De acordo com o texto do decreto, o instrutor de trânsito é o profissional responsável pela formação de condutores de veículos automotores e elétricos com registro no órgão executivo de trânsito dos Estados e do Distrito Federal.

Para exercer a profissão de instrutor, segundo o decreto, é obrigatório ter, no mínimo, 21 anos de idade; ter, pelo menos, dois anos de efetiva habilitação legal para a condução de veículo e, no mínimo, um ano na categoria D; também ter cometido nenhuma infração de trânsito de natureza gravíssima nos últimos 60 dias; ter concluído o ensino médio; possuir certificado de curso específico realizado pelo órgão executivo de trânsito; não ter sofrido penalidade de cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ter participado de curso de direção defensiva e primeiros socorros.

De acordo com a lei, cabe ao profissional responsável pela formação de condutores de veículos, instruir os alunos sobre os conhecimentos teóricos e as habilidades necessárias à obtenção, alteração, renovação da permissão para dirigir e da autorização para conduzir ciclomotores; ministrar cursos de especialização e similares definidos em resoluções do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), entre outras tarefas. Eles deverão usar crachá ou carteira de identificação profissional fornecidos pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

Da Redação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário