quarta-feira, 28 de julho de 2010

RIACHÃO DO JACUÍPE: EDUCAÇÃO MELHORA MAS NÃO É DESTAQUE EM COMPARAÇÃO COM OUTRAS CIDADES DA REGIÃO


A educação de Riachão do Jacuípe mostra sinais de melhora de qualidade. O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) das escolas públicas da cidade superou as projeções para o ano de 2009 no ensino fundamental.

Segundo o resultado apresentado pelo MEC (Ministério da Educação) no início da semana, os alunos das séries iniciais (até a 4ª série) atingiram uma nota de 3,7, ultrapassando os 3,4 projetados. Do mesmo modo, as séries finais (de 5ª a 8ª) registraram um índice acima do estimado: 3,2, superando os 2,8 traçados como meta. O ideb vai de zero a dez.

Apesar do crescimento, no entanto, os indicadores municipais mostram-se inferiores aos nacionais (somente das escolas públicas), 4,4 e 3,7, respectivamente.

O Ideb de cada município, escola, estado e do país é calculado a cada dois anos, baseado no desempenho escolar dos alunos (aprovação), obtidos por meio do Censo Escolar, e nas notas da Prova Brasil. Embora o atual sistema vigore desde 2007, o índice é medido desde 2005. Nos anos iniciais do ensino fundamental, o Ideb jacuipense passou de 3,0, em 2005, para 3,2, em 2007. A trajetória de evolução também ocorreu nas séries finais, com marcas de 2,5 em 2005 e 2,9 em 2007. Ambos voltaram a crescer em 2009.

Escolas
Entre as escolas, a Escola Municipal José Rufino (zona rural), o Antonio Marcolino de Matos (sede), Pedro Nunes da Silva (zona rural) e o Colégio Estadual Maria Dagmar de Miranda Sede foram as que obtiveram as melhoras notas. Os alunos da escola José Rufino atingiram a média de 4,1 nas séries iniciais e 3,7 nas séries finais. O Marcolino e o Pedro Nunes alcançaram o mesmo resultado nas séries iniciais. O Maria Dagmar, que não conta com alunos de 1ª a 4ª série, como quase todos os colégios estaduais da Bahia, obteve uma nota de 3,5. O João Campos e o Carmen Silva foram os piores.

Na comparação com outras cidades da região, a posição de Riachão do Jacuípe não é de destaque. Contudo, cidades menores possuem menos alunos que se submetem a Prova - um dos fatores do índice -, o que pode ajudar a construir uma média mais alta. O mesmo vale para as escolas de menor porte. Ao todo, 8032 alunos cursaram o ensino público em Riachão do Jacuípe em 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário